Sábado, 20 de abril de 2024
(66) 9903-9558
Brasil

10/03/2020 às 06h38

5.609

Marquinhos

Peixoto de Azevedo / MT

Polícia Federal confirma nova ocupação em garimpo ilegal
A região já foi alvo de diversas ocupações de garimpeiros, que se concentram nessa Serra em busca de ouro
Polícia Federal confirma nova ocupação em garimpo ilegal
....


A Polícia Federal confirma que há uma nova ocupação no garimpo ilegal em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá). As primeiras informações começaram a circular pela internet e, nesta segunda-feira (9), a PF informou ao GB que é verdadeira e que acompanha o caso de perto, por meio da delegacia de Cáceres e da  Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado, localizada em Cuiabá. Não há informações de quantos garimpeiros estão na região da Serra do Caldeirão, como é conhecida a região onde o minério é extraído.


 A região já foi alvo de diversas ocupações de garimpeiros, que se concentram nessa Serra em busca de ouro. A Polícia Civil do município revelou que recebeu denúncias de uma possível movimentação em uma área para exploração ilegal de minério localizada na Serra do Caldeirão e que contatou a Polícia Federal, instituição a quem cabe a investigação de exploração ilegal de minério.


 Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) esclarece que está fazendo levantamento da real situação do garimpo e enfatiza que o município não registrou nenhuma alteração quanto aos índices criminais.


Uma das primeiras invasões na região ocorreu em setembro de 2015. Milhares de pessoas chegaram à cidade seduzidas pela possibilidade de encontrar ouro em grandes quantidades. Naquele ano, a Justiça Federal determinou duas vezes que a área fosse desocupada e isolada, pois a exploração de ouro estava sendo feita sem a autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A área foi desocupada numa ação integrada entre Força Nacional, Exército, PF, PRF e polícias Civil e Militar.


A serra voltou a ser invadida em julho de 2016 e cerca de 20 garimpeiros foram presos em operação da Polícia Militar. Em dezembro daquele mesmo ano, um grupo fortemente armado invadiu a área de garimpo e rendeu oito seguranças de uma empresa mineradora. A situação foi, mais uma vez, pacificada pelas forças do Estado. Foi então que pela quarta vez a Serra do Caldeirão foi invadida, em março de 2017. A desocupação ocorreu em maio daquele ano e mais de 1,3 mil homens fugiram pela mata.


O solicitou informações sobre a situação à PF, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.





FONTE: GAETADIGITAL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados