Sábado, 20 de abril de 2024
(66) 9903-9558
Brasil

12/03/2020 às 06h20

4.357

Marquinhos

Peixoto de Azevedo / MT

Deputados aprovam 'PEC da Janaina' e antecipam eleição à Mesa da AL
Deputados aprovam 'PEC da Janaina' e antecipam eleição à Mesa da AL
Deputados aprovam 'PEC da Janaina' e antecipam eleição à Mesa da AL
....

Com 17 votos, a Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que antecipa a eleição da Mesa Diretora da Casa de setembro para julho próximo. O objetivo da emenda seria para contemplar a vice-presidente do Legislativo, Janaina Riva (MDB), única mulher do parlamento.  


Apelidada de PEC da Janaina, o projeto alterou o parágrafo 6 do artigo 34 da Constituição do Estado permitindo, assim, que as eleição seja antecipada.  No Plenário, vários deputados saíram em defesa da PEC e elogiaram o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM).  


Janaina que está em sua terceira gravidez deve ganhar o seu bebê em agosto.  Agora o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e retornará ao Plenário para a segunda votação.  


O deputado Wilson Santos (PSDB) solicitou que a Mesa inclua uma emenda definindo a data para a eleição. "Espero que a Mesa o faça, caso contrário eu vou apresentar", disse.   


A PEC tinha entrado em votação na última terça-feira (10). Porém, o deputado Ulysses Moraes (PSL) pediu vista, o que foi criticado pela deputada Janaina.  


“Para que eu possa votar na eleição, estar aqui com vocês e defender aquilo que eu penso. A gente já tem uma Assembleia que são 24 deputados e só tem uma mulher, então o que eu estou pedindo a vocês é um mês, um mês e meio para que eu possa participar sem ter que vir aqui com nove meses de gestação  ou ter que vir aqui com meu bebê nos meus braços. Eu quero poder tirar minha licença maternidade”, disse a parlamentar.    


Apenas os deputados Ulysses e Faissal (PV) se abstiveram. Já os deputados Sebastião Rezende (PSC), Carlos Avalone (PSDB), Drº Eugênio (PSB), Valmir Moretto (PRB) e Max Russi (PSB) não compareceram na votação.


FONTE: GAETADIGITAL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados