Quinta, 28 de março de 2024
(66) 9903-9558
Política

22/04/2020 às 16h15

665

Marquinhos

Peixoto de Azevedo / MT

STF nega pedido para anular reunião que cassou Selma Arruda no Senado
Rosa Weber, negou o pedido de liminar da ex-senadora Selma Arruda (Podemos), que tentava anular a reunião da Comissão da Mesa Diretora do Senado que decreto a sua perda de mandato.
STF nega pedido para anular reunião que cassou Selma Arruda no Senado
....
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, negou o pedido de liminar da ex-senadora Selma Arruda (Podemos), que tentava anular a reunião da Comissão da Mesa Diretora do Senado que decreto a sua perda de mandato.  

De acordo a decisão, a ministra lembrou que os mesmos argumentos apresentados por Selma no pedido anterior que foi negado, também constava no novo mandado de segurança, de que o teve o seu direito a ampla defesa negados pela Mesa Diretora do Senado.  


Porém, de acordo com as informações prestadas pelo Senado, Rosa Weber afirma que, "tomada a contextualização mais ampla da controvérsia, o quadro apresentado difere em muito daquele em que se observa supressão de prerrogativas da defesa".  


"Ao contrário, demonstrado está que a Mesa Diretora diligenciou para proporcionar meios generosos (e até redundantes) de intervenção, no interesse da impetrante", diz trecho da decisão.  


Com isso, Selma continuará sem mandato, e Carlos Fávaro (PSD), que tomou posse na última sexta-feira (17) para um mandato tampão, permanecerá no cargo.  Selma alegava que a reunião desrespeitou o seu direito à ampla defesa, além de seus advogados terem sido notificados apenas 1h30 antes do início da reunião.  


A ex-senadora também alega que não foi notificada sobre a reunião realizada na última quarta-feira (15) e que analisou o relatório que recomenda a declaração da perda de seu mandato.  


”Referidas violações à plenitude de sua defesa maculam a deliberação realizada pela Mesa Diretora, que não garantiu devidamente à senadora Selma e aos seus advogados constituídos efetiva possibilidade de participação na reunião, com a realização de sustentação oral perante os membros da Comissão Diretora“, dizia trecho do pedido assinado pelo advogado Gustavo Brunini.    


A defesa ainda alega que chegou a protocolar um requerimento solicitando o adiamento da deliberação sobre a perda de mandato.   Porém, o pedido também não teria sido apreciado na reunião ‘Durante a apreciação do caso pela Mesa do Senado Federal, pediu vistas do procedimento o senador Lasier Martins (Podemos-RS), recebendo nova negativa da autoridade coatora’.  


Para os advogados de Selma, a defesa oral no âmbito do parlamento, justamente por conta do elevado valor conferido aos debates no âmbito do poder legislativo, ‘assume especialíssima relevância para a defesa da impetrante, que, a bem da verdade, foi absolutamente desprezada pelo ato coator’.


FONTE: GAZETADIGITAL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados