Sexta, 19 de abril de 2024
(66) 9903-9558
Política

20/02/2020 às 08h30

6.468

Marquinhos

Peixoto de Azevedo / MT

Juiz manda corregedoria investigar Selma Arruda
Juiz manda corregedoria investigar Selma Arruda
Juiz manda corregedoria investigar Selma Arruda
Marcelo Camargo/ABr

O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jorge Tadeu, determinou que a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) investigue a juíza aposentada - hoje senadora cassada -Selma Arruda por irregularidades nas investigações das operações Arqueiro e Ouro de Tolo, que culminaram na prisão da ex-primeira dama Roseli Barbosa. 


A decisão tem por base o último depoimento do cabo Polícia Militar, Gerson Corrêa, que reafirmou os seus esclarecimentos dados nos processos da grampolândia pantaneira, de que teriam ocorrido irregularidades e utilização de interceptação telefônica ilegal, a ‘barriga de aluguel’, para prender Roseli Barbosa, esposa do ex-governador Silval Barbosa. No mesmo ato, o juiz também determina que a Corregedoria do Ministério Público apure os procedimentos dos promotores. 


 

“Tendo este juízo tomado conhecimento formal das declarações da testemunha Gerson Corrêa que relatou possíveis irregularidades praticadas por promotores e juíza no âmbito das operações Arqueiro e Ouro de Tolo, determino a remessa do inteiro teor de tais declarações à Corregedoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Corregedoria-Geral de Justiça e ao relator do inquérito policial que apura eventuais delitos praticados por membros de ambos os poderes, para as providências que entenderem cabíveis”, diz trecho da decisão assinada nesta quarta-feira (19). 


Com a decisão, os promotores de Justiça Marco Aurélio de Castro, Samuel Frungilo e Arnaldo Justino também deverão ser investigados pela Corregedoria do Ministério Público. 


No entanto, o MP já havia arquivado uma investigação contra os 3, oferecendo apenas uma denúncia criminal contra Marco Aurélio por quebra de segredo de Justiça por divulgar áudios captados na Operação Arqueiro.  S


elma Arruda era a juíza da época e foi responsável pelas decisões que prenderam Roseli e posteriormente Silval Barbosa em outra ação. Ela foi alvo de vários pedidos de suspeição, sob alegação de que estaria se promovendo com as investigações para interesses políticos.  S


elma Arruda de fato deixou a magistratura em 2018 para se candidatar ao Senado, sendo eleita em 1º lugar. No entanto, foi cassada no ano passado por caixa 2 e abuso de poder econômico. 


 

Depoimento
No último dia 13 de fevereiro Gerson foi arrolado como testemunha pelo MP. Porém, ele mirou o depoimento, justamente, no Ministério Público. Disse que o promotores do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) sabiam que a operação Ouro de Tolo, responsável por prender a ex -primeira-dama, contava com o esquema barriga de aluguel.   “Sem nenhuma dúvida houve barriga de aluguel nas operações Arqueiro e Ouro de Tolo”, lembrando que as ordens eram dos promotores que atuavam no Gaeco Marco Aurelio e Samuel Frungilo. Gerson voltou a falar da operação Ouro de Tolo, sobre o vazamento dos aúdios de Silval Barbosa e do desembargador Marcos Machado e da conversa de Silval e com o então vice-presidente Michel Temer (MDB). 


Operações suspeitas 


Operação Arqueiro
Deflagrada em abril de 2014 para desmantelar um esquema de fraude envolvendo 3 institutos e servidores da Setas, pasta que era comandada por Roseli.


  Operação Ouro de Tolo
Continuidade da Arqueiro. Deflagrada em agosto de 2015, resultou na prisão de Roseli Barbosa que ganhou liberdade 6 dias depois por força de um habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

FONTE: GAETADIGITAL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados