Quinta, 25 de abril de 2024
(66) 9903-9558
Brasil

28/05/2020 às 07h03

558

Marquinhos

Peixoto de Azevedo / MT

PF prende 6 em operação contra garimpo e desmatamento em área Indígena de MT
Polícia Federal deflagrou nesta quinta (28), em Pontes e Lacerda ( a 500 km de Cuiabá), a Operação Alfeu, em cumprimento à decisão judicial da 2ª Vara da Justiça Federal de Cáceres ( a 220 km da Capital)
PF prende 6 em operação contra garimpo e desmatamento em área Indígena de MT
....

Polícia Federal deflagrou nesta quinta (28), em Pontes e Lacerda ( a 500 km de Cuiabá), a Operação Alfeu, em cumprimento à decisão judicial da 2ª Vara da Justiça Federal de Cáceres ( a 220 km da Capital). Ela apura associação criminosa voltada ao desmatamento e garimpo ilegal no rio Sararé. Na ação de hoje, os policiais cumprem seis mandados de prisão e sete de busca e apreensão.


A área está localizada na terra indígena Sararé, onde as investigações apontam a ocorrência de graves danos ambientais ao rio e à vegetação ciliar. Os levantamentos indicam que as degradações aumentaram intensamente durante a pandemia Covid-19, com a crença dos criminosos de que os agentes públicos não atuariam para combater o crime.


Concomitante, a PF realiza a desocupação do garimpo ilegal, em ação integrada com o Exército. Os instrumentos utilizados na empreitada criminosa serão apreendidos. Estes objetos e demais bens sem valor econômico e impossíveis de serem removidos serão inutilizados, conforme determinado pela Justiça.


A Operação Alfeu faz parte da ação nacional Verde Brasil 2 e conta com a participação de 200 agentes públicos federais, entre eles, policiais federais, militares, agentes da Funai e do Ibama.


Precauções estão sendo adotadas para que os integrantes da associação criminosa não entrem nas aldeias indígenas localizadas próximas à área de extração. O Exército realiza um bloqueio no local, com dezenas de militares impedindo a chegada dos garimpeiros. O nome da operação é uma referência ao deus do rio na mitologia grega. (Com Assessoria)

FONTE: RDNEWS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados