Segunda, 06 de julho de 2020
(66) 9903-9558
Brasil

24/06/2020 às 06h59

240

Marquinhos

Peixoto de Azevedo / MT

MPs investigam garimpo que lucra milhões de dólares em MT
Região é considerado o novo eldorado do Brasil
MPs investigam garimpo que lucra milhões de dólares em MT
....

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou ao Ministério Público Estadual (MPE) um inquérito, que tramita em segredo de Justiça, e que investiga um suposto garimpo de extração ilegal de ouro, às margens do Rio Nhandu, no município de Novo Mundo. O minério retirado gera um lucro anual de milhões de dólares.


No encaminhamento, o MPF, que já abriu um inquérito criminal, recomenda que o MPE instaure procedimento no âmbito civil, de forma a punir os responsáveis pela infração e pelo dano ambiental. Fotos tiradas por agentes do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) revelam uma grande degradação ambiental, no local.


Porém, uma perícia irá comprovar exatamente o tamanho da área degradada. Ainda de acordo com o encaminhamento, após da conclusão das investigações e o resultado da perícia técnica, o MPE adotará as medidas necessários com relação à responsabilização do infrator no tocante à recuperação da área degradada, além de restituição ao erário.


Em 2012, o Ibama realizou uma operação no município, intitulada ‘Soberania Nacional’. Na época, um garimpo clandestino foi fechado.


A extração ilegal ocupava uma área de 25 hectares. Na ocasião também foram apreendidos vários equipamentos, entre eles, nove bombas de sucção, duas escavadeiras e dois tratores de esteira.

FONTE: FOLHAMAX

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados