Quinta, 28 de março de 2024
(66) 9903-9558
Brasil

01/07/2020 às 07h10

354

Marquinhos

Peixoto de Azevedo / MT

MT tem 2 óbitos e 112 médicos infectados por Covid
Dois médicos morreram de Covid-19 em Mato Grosso e há registro de 112 infectados desde o início da pandemia
MT tem 2 óbitos e 112 médicos infectados por Covid
....

Dois médicos morreram de Covid-19 em Mato Grosso e há registro de 112 infectados desde o início da pandemia, segundo levantamento feito pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso(CRM).


E como as unidades de saúde, tanto públicas como privadas, não conseguem organizar um fluxo adequado para o atendimento aos casos de pacientes com sintomas de Covid-19, o quadro de médicos e outros profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente deve ser ainda pior. “O quadro deve se agravar já que os médicos estão atendendo pacientes em salas sem ventilação adequada para diminuir a transmissibilidade do vírus, consultórios com janelas que muitas vezes dão para corredores dentro do próprio estabelecimento de saúde, isso tudo torna as unidades de saúde um lugar "perigoso", muito insalubre”, alerta o diretor de comunicação do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso(Sindimed/MT) Adeildo Lucena.


Em reunião com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, CRM e outros sindicatos nesta segunda-feira(29), o Sindimed discutiu-se a ideia de se atender pacientes em tendas que teriam a ventilação necessária para evitar que mais profissionais de saúde e pacientes que buscarem atendimento médico nas unidades de saúde se contaminassem propagando ainda mais o Covid-19.


“Outra sugestão é se colocar equipes para monitorar os pacientes. E seria necessário que realmente o poder público disponibilizasse os medicamentos ([vitamina D, zinco, prednisona, ivermectina, Azitromicina,, nitazoxamida, Enoxaparina e hidroxicloroquina)para as pessoas independente da classe social ou de ter o atendimento na UPA ou em um hospital para tratar no início impedindo que o quadro se agrave para evitar novas internações, já que estamos com 94% da taxa de ocupação de UTIs em Mato Grosso, um colapso. Não é só atender e medicar. Se faz necessário acompanhar os pacientes suspeitos ou já confirmados. A coordenação dos cuidados é muito importante para se antecipar o agravamento dos casos. Com uma coordenação adequada isso pode ser feito na atenção primária, que dispõe de profissionais competentes e comprometidos. Só precisam de proteção e condições de trabalho. Médicos têm, o que falta é gestão. ”, sugere Adeildo.


Ele ainda expos que o Sindicato recebeu denúncias de médicos que estão na linha de frente de combate ao Covid-19  que os pacientes têm voltado aos consultórios afirmando que não estão encontrando os medicamentos.


“Nenhuma unidade de saúde de Cuiabá possui os medicamentos e não tenho notícias que já existiram alguma vez. Tem muitos médicos prescrevendo precocemente esses medicamentos, mas os pacientes não encontram nem nas farmácias. Quando muito conseguem mandando manipular”, afirma Adeildo Lucena, diretor de Comunicação do Sindimed.


O Sindimed alerta que se medidas não forem tomadas, a população vai sofrer mais ainda, visto que um médico a menos na linha de frente gera mais lentidão no atendimento e lotação nas unidades de saúde. “Esse é  o momento de pensar em diminuir a transmissão, não podemos deixar a população sem atendimento, mas os profissionais de saúde não podem trabalhar infectados e se tornarem vetores do Covid-19. Nós nos formamos para salvar vidas, mas não deixamos de ser humanos suscetíveis a esse vírus como qualquer pessoa”, desabafa o médico do Sindimed.

FONTE: FOLHAMAX

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados