Quinta, 28 de março de 2024
(66) 9903-9558
Brasil

04/07/2020 às 07h29

424

Marquinhos

Peixoto de Azevedo / MT

Governador confirma mais 94 UTIs para Covid 19 no regional em Sinop e 20 em Nova Mutum
O governador Mauro Mendes disse que tem trabalho em conjunto com os municípios e na capital previsão é de entregar mais 50 nas próximas semanas (20 na Santa Casa e mais 30 no Metropolitano).
Governador confirma mais 94 UTIs para Covid 19 no regional em Sinop e 20 em Nova Mutum
....

O governo do Estado confirmou, há pouco, que deve entregar mais 94 leitos de Unidades de Terapia Intensiva em todas as regiões de Mato Grosso, até o final do mês, além de custear outras 159 que os municípios se comprometeram a instalar na rede pública. O governador Mauro Mendes disse que tem trabalho em conjunto com os municípios e na capital previsão é de entregar mais 50 nas próximas semanas (20 na Santa Casa e mais 30 no Metropolitano). “O prefeito de Cuiabá assumiu o compromisso de abrir 30. Se ele abrir as 30 dele e nós abrirmos mais essas 50, resolve em parte o problema da Baixada Cuiabana”, afirmou.


“Temos 159 a serem abertas no interior, nessa parceria do governo do Estado com os municípios, que tomam as providências e o Estado paga a conta junto com o governo Federal. São R$ 2 mil por leito, por dia. Temos esse planejamento em várias cidades, Confresa, Nova Mutum, Sinop, Tangará, e muitas outras”, relatou.


Em Sinop, o Estado implantou 20 leitos de UTI, no hospital regional, que estão lotados há uma semana, devido ao grande crescimento de casos. 9 leitos (comprados pelas prefeituras que formam o consórcio Teles Pires) começaram a ser instalados e a previsão da secretaria estadual de Saúde é entrarem em funcionamento na próxima sexta-feira (10). O governo estadual prevê instalar outras 10 até o dia 20 deste mês. Com isso, a quantidade de leitos de UTI para Covid será 39.


Para Nova Mutum, a previsão é que os 20 leitos de UTI comecem a funcionar a partir do próximo dia 20 no hospital regional Hilda Ribeiro. Com isso, a tendência é ‘desafogar’ o regional de Sinop, que tem recebido pacientes de mais de 20 cidades.


O governador expôs que há dificuldade para a contratar equipes de saúde para as UTIs funcionarem. “Colocamos um edital público para chamar 50 médicos, 300 enfermeiros, maqueiros, assistentes sociais e estamos tendo dificuldade para encontrar. Subimos o preço, elevamos o patamar salarial e demos ampla publicidade a isso. Estamos fazendo todo o esforço possível”, reforçou.


O governador reforçou o pedido para a população procurar ajuda médica já nos primeiros sintomas de Covid-19, atitude que tem salvado muitas vidas. Mauro, que se curou da doença, recentemente, registrou que o Governo do Estado está comprando medicamentos para distribuir aos municípios, de forma a possibilitar que os pacientes, assim que diagnosticados, possam receber a medicação adequada e tratar a doença já no início, aumentando as chances de cura. “Hoje muitas pessoas ficam em casa, ignoram os sintomas e aí só quando está grave é que procuram o hospital. Quando chega, já está com o pulmão comprometido e aí é muito tarde, e lamentamos muito.  Por isso a importância do tratamento precoce”, concluiu.

FONTE: SONOTICIAS.COM.BR

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados