Segunda, 29 de abril de 2024
(66) 9903-9558
Brasil

11/04/2024 às 06h16

25

Marquinhos

Peixoto de Azevedo / MT

Avião vindo da Bolívia faz pouso forçado e é incendiado após interceptação da FAB
Foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e o piloto resistiu em seguir as ordens de descida. Ninguém foi preso.
Avião vindo da Bolívia faz pouso forçado e é incendiado após interceptação da FAB
...

Uma aeronave de pequeno porte fez um pouso forçado nas proximidades do município de Rondolândia (1.600 km a nordeste de Cuiabá), na tarde desta quarta-feira (10), e foi incendiada pelos ocupantes. O veículo foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e o piloto resistiu em seguir as ordens de descida. Ninguém foi preso.


Segundo informações da FAB, a aeronave modelo EMB-810D Seneca, matrícula PT-RQY foi detectada no espaço aéreo brasileiro vinda clandestinamente da Bolívia. Ela foi acompanhada por aviões A-29 Super Tucano da FAb e os militares deram ordem para que desviasse a rota e pousasse, mas o piloto não obedeceu.


Após descumprir tais determinações, o tráfico ilícito foi submetido ao Tiro de Aviso (TAV), a fim de que fossem cumpridas as ordens emanadas. Nesse momento, a aeronave interceptada optou por realizar um pouso forçado em área de difícil acesso, nas proximidades de Rondolândia. Em solo, os tripulantes suspeitos colocaram fogo na aeronave e fugiram do local.


A suspeita é de que o veículo seria usado para transporte de droga do país vizinhos, mas nada foi achado no local do pouso.
O Comandante de Operações Aeroespaciais, tenente-brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, comentou sobre o sucesso da Operação.


“É com grande satisfação que o COMAE, junto à Polícia Federal, anuncia o êxito em mais uma missão de interceptação, em que interrompemos o fluxo de uma aeronave clandestina. Isso mostra a prontidão na rastreabilidade de tudo que está entrando no Brasil”, concluiu o oficial-general.


As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública (OSP).

FONTE: gazetadigital.com.br

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados